Imagem capa - As principais causas da cólica do seu bebê por Marques' Studio
Dicas para mães e futuras mamães

As principais causas da cólica do seu bebê

Saiba identificar as causas da cólica no bebê e como aliviar esse desconforto 


Quem tem filhos sabe que a cólica é uma velha companheira de muitos recém-nascidos. Eles se contorcem e choram incessantemente por conta do desconforto, e muitas mães ficam sem compreender porque isso acontece.


Na verdade, não há um consenso entre os pediatras sobre o principal motivo de os bebês sentirem muitas cólicas. No entanto, há alguns fatores que influenciam e muito nesse quadro, sendo eles:


1 – A imaturidade do sistema digestivo, uma vez que seu corpinho ainda está em formação e quase não há flora intestinal desenvolvida.


2 – Não arrotar depois de mamar. Embora não seja unânime a necessidade de arrotar, o bebê que engolir ar durante a mamada pode sofrer com formação de gases.


3 – A alimentação da mãe também pode influenciar na cólica do bebê. Alguns alimentos podem possuir substâncias alergênicas, que passadas por meio da amamentação, afetam diretamente a fragilidade gastrointestinal do bebê.


4 – Ainda relacionado ao estilo de vida da mãe, filhos de mulheres que fumaram durante a gravidez tendem a desenvolver cólicas. Viver em um ambiente de fumo também aumenta a possibilidade.


5 – Por conta da imaturidade do sistema nervoso, o bebê não consegue lidar ou reagir à dor.


Como aliviar os sintomas da cólica? 

1 – Fazer massagens circulares na barriga do bebê e procurar aquecê-la com bolsa térmica.


2 – Flexionar e estender as perninhas, para facilitar a saída dos gases.


3 – A mãe ou o pai deve aconchegar o bebê apenas de fralda contra o corpo, uma vez que o contato pele a pele pode servir de calmante.


4 – Remédios apenas em caso de recomendação do pediatra.


5 – Cabe ao profissional também conversar sobre a administração de chás, que em alguns casos dão alívio ao bebê.


6 – Se o bebê ainda não mamou, uma opção é a mãe amamentá-lo durante a crise de cólica. O efeito de sugar pode ser relaxante.  


Você tem alguma dica que funciona quando seu bebê está com cólica? Compartilhe com a gente e deixe seu comentário!